LETTER 5# - O Verdadeiro motivo de você não encontrar clientes
Essa Letter está um pouco revoltada, mas prometo que é pro seu bem
Alexia Dias
12 de setembro de 2023
Em 5 minutos ou menos você vai descobrir nessa carta:
- O maior erro que um copywriter comete na própria carreira
- Porque a sua prospecção não da certo
- O que eu considero fundamental quando o assunto é fechamento
Isso me deixa um pouco puta…
Você é um copywriter, certo?
Sabe escrever páginas de vendas, certo?
Sabe escrever bio, certo?
Sabe fazer emails, conteúdos, criativos… Talvez você saiba até pensar estrategicamente nos funis de vendas dos clientes.
Ok, podemos dizer que você é um bom copywriter.
E podemos dizer que sim, se você é um bom copywriter quer dizer que você sabe gerar demanda e vender, certo?
Cara, na boa, porque caralhs você não usa isso pra você?
Você não tem uma proposta decente, não tem uma página de vendas, não tem um sitezinho, uma mensagem de followup (recuperação de vendas) para os seus clientes.
Na boa… não entendo isso. É como ser especialista em imagem pessoal e viver a vida de camisa social e tenis de academia. Por favor…
O maior erro do copywriter é não pensar com copywriting.
E de verdade, se você ainda não consegue ganhar mais do que R$3mil por mês, não diga isso pra ninguém, mas trata-se de um grande indicativo de que você não é um copywriter, mas um mero redator.
Afinal de contas, você não consegue se vender. Não consegue ter um fluxo de clientes.
E tá tudo bem, vamos consertar isso o quanto antes e essa situação para de ser um problema, ok?
Não usar copy é o que faz a sua prospecção dar errado.
Presta atenção nesses pontos:
- Você já parou pra pensar que seus clientes também vivem numa escala de consciência? E que tem gente no fundo do funil, procurando pelo seu serviço agora mesmo?
Ao invés de procurar essas pessoas, você pega um lead FRIO, que você não sabe se ele precisa de você, você gasta seu tempo fazendo uma peça pra ele, pra só então ele TALVEZ te responder? Cara, qual o sentido disso?
Você não tem sua própria página de vendas “Ah Alexia, eu não tenho grana pra pagar designer e programador.” Sério mesmo? Que você não consegue pensar em nenhum outro formato pra fazer a sua página de vendas? Olha, toque aqui e baixe o estilo de proposta que eu usei pra fechar mais de R$600k em comissões em 2022. Faz uma parecida, e quando for mandar pro cliente, mas o pdf ao invés de uma mensagem com um preço aleatório. Show?
E por fim, mas fundamental pra fechar boas propostas, você entra na negociação parecendo uma criança assustada ou um super herói.
Você é importante. Copy é importante pra todo projeto. Você precisa acreditar nisso de verdade. Quando você entende a sua importância, você sabe que pode contribuir, e isso faz com que você entre na negociação com a humilde e a arrogância equilibrados.
Esses dias me mandaram uma aplicação de vaga aqui na empresa. Na pergunta “Por que você gostaria de trabalhar com a gente?” O cara respondeu: porque vocês precisam de mim. E depois, numa pergunta lá na frente, disse: eu sou iniciante, só quero uma oportunidade.
Percebe a arrogância? Como assim eu preciso de um iniciante que não consegue sequer uma oportunidade?
E se ele me dissesse: Bom, eu gostaria de trabalhar com vocês porque acredito que posso CONTRIBUIR usando os CONHECIMENTOS que eu tenho de OUTRAS EXPERIÊNCIAS. Ou dissesse: quero trabalhar com vocês porque quero contribuir, e também aprender.
Talvez ele tivesse sido contratado.
Cabeça reta, olho no olho. Nem super herói, nem criança assustada. Ok?
