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LETTER 8# - Seu cliente não consegue andar em linha reta…

Talvez nem você consiga andar em linha reta…

Marina Spreafico

19 de setembro de 2023

Em 5 minutos ou menos você vai descobrir: 

  1. O motivo pelo qual é tão difícil comprar café hoje em dia
  2. A Mudança de Modelo Mental humano, que vai mudar como fazemos marketing
  3. Como profissional de marketing, copywriter, designer, estrategista ou qualquer outra profissão do mercado de educação on-line, pode ganhar com isso

Hello

 

O jeito de fazer marketing muda quase que de ano em ano. Tem horas que isso acontece por causa de ferramentas ou redes sociais novas, e tem horas que acontece porque nós, humanos, mudamos.

 

Hoje, quero falar sobre o está acontecendo nesse exato momento que, definitivamente, está bagunçando um pouco o jeito de fazer marketing.

 

E, não, não estou falando de uma nova tendência ou hype que promete encurtar qualquer caminho de nada. 

 

Não é nenhuma IA, nem uma nova estratégia de vendas… 

 

O que eu vou te contar agora tem muito mais a ver com uma Mudança de Modelo Mental Humano. 

 

E vai impactar diretamente como vendemos, criamos produtos, nos relacionamos com nosso cliente e construímos marcas.

 

Bora lá…

Sinto ser a portadora dessa notícia, mas: o Marketing Linear está morto 🧟‍♀️

 

Antes que você pense, “lá vem mais um texto chato sobre como algo morreu”, eu peço que segure essa vontade de fechar o e-mail e me dê uma chance. 
 
Deixe-me explicar.

 

Bom… Por mais que os funileiros e copywriters de resposta direta adorem acreditar que seu cliente segue um funil óbvio de compra, não é isso que novos dados estão mostrando. 

 

Os clientes não estão mais se movendo linearmente por um funil “perfeitamente arquitetado”.

 

Em vez disso, os clientes interagem com as marcas em múltiplos canais e redes sociais, buscando entender qual a experiência que essa marca tem a oferecer.

 

Ou seja, não importa o quão bonito é o desenho do funil que o PLRzeiro ou o estrategista desenha. Os leads não estão mais seguindo esse caminho. 

Como era a maneira antiga de entender o marketing:

 

  • Alguém vê um anúncio
  • Clica no anúncio
  • O compra agora ou nunca compra.

E embora nós saibamos que isso ainda pode acontecer de vez em quando…

 

Definitivamente não é mais muito comum.

 

Como é a jornada do cliente AGORA:

 

  • Alguém vê um anúncio
  • Clica no anúncio
  • Olha o seu site por um tempo
  • Verifica suas contas de Instagram, Tiktok ou outra mídia
  • Talvez siga você ou se inscreva na sua lista de e-mails
  • Ele verifica suas coisas por um tempo
  • Checa se curtiu a vibe da sua marca
  • ENTÃO, TALVEZ, ele compre.

O que está acontecendo é que os compradores estão sendo mais seletivos com as marcas com que gastam seu dinheiro. 

 

Por isso cabe a nós profissionais da área, corrermos atrás deles, em vez de tentarmos empurrá-los funil abaixo.

 

E faz totalmente sentido, se você realmente pensar sobre isso.

 

Nós, consumidores, temos muito mais opções de como e o que comprar. 

 

Por exemplo…

 

Não existem mais apenas dois tipos de café. São 50 e café. Você pode escolher entre todas as marcas tradicionais, mais os Gourmets, mais os 5 marcas de máquinas de café de cápsula, mais todas as variações de combinações de cápsulas… 

 

Eu mesma devo levar uns 40 minutos só pra fechar pedido no site da Dolce Gusto…

 

Outra escolha difícil. Pense em quanto tempo você leva para escolher um filme da Netflix. Ou quanto tempo leva pra pedir um ifood.

 

As pessoas têm mais opções; por isso, demoram mais para pesar todas as alternativas e decidir o que comprar.

 

Ou seja, não estamos mais falando de conversão imediata: eu vi → eu gostei → eu comprei. Isso até ainda existe, mas está ficando muito mais raro acontecer assim.

 

Na verdade, os consumidores são 155% mais propensos a pesquisar sobre uma marca depois de ver um anúncio.

 

E 70% tem mais probabilidade de comprar a partir de um anúncio de remarketing…

 

Ou seja… O marketing digital não funciona mais como um caminho linear perfeito.

 

Estamos vendo compradores ziguezagueando para cima, para baixo.

 

E não parece que em nenhum momento próximo a jornada de compra vai voltar a ficar organizada.

 

Isso é ótimo! Por quê?

 

Porque ganhamos mais possibilidades de aparecer para um mesmo cliente e com isso, aumentamos nossas chances de conversão.

Tá, como você, profissional de marketing digital, pode ganhar com isso?

 

1º Lote a sua caixa de ferramentas

 

É possível que os profissionais precisem usar várias estratégias de vendas para alcançar os diferentes perfis e momentos de compra. 

 

As empresas vão precisar:

 

  • Fazer lançamentos que geram urgência
  • Ter produtos perpétuos de conversão rápida
  • Se relacionar por e-mail com o consumidor mais relutante
  • Ter que ter anúncios para acelerar a compra
  • E, sim, vão ter que gerar conteúdo gratuito… 

 

Basicamente, elas vão precisar estar em todos os lugares o tempo todo. Se desejarem se manter relevantes.

 

 

2º Não dá mais pra fugir, negócios de um produto só vão morrer. 

 

O consumidor vai procurar várias opções para resolver o seu problema. O ideal é que você tenha mais de uma para atendê-lo em todas as possíveis situações de compra.

 

Não desista de um novo lead só porque ele não converteu no primeiro lançamento ou na primeira semana de contato por e-mail.

 

Continue oferecendo diferentes opções de formatos de produtos e novas oportunidades de resolução do problema.

 

3º Aquele negócio de branding é real… 

 

Em um mundo com tantas opções de marca, a que se diferenciar por seus valores fortes e universo de marca único vai ser a primeira a saltar na mente dos clientes em potencial.

 

Isso é meio contra intuitivo para profissionais de conversão como copywriters, afinal. Nós estamos quase 100% do tempo focados em converter o mais rápido possível… 

 

Então focar energia em uma conversão a longo prazo pode parecer um desafio…

 

Mas pense bem… 

 

Se você conseguir ser um profissional que cria bons universos de marca e ainda sabe como converter leads… Imagina o quão raro você vai ser?

 

Pense nisso. 😉

 

Eu me despeço por aqui! Nos vemos na próxima carta.

 

Marina Spreafico, Aquela que Detestava Branding e Está Quase Se Convertendo

Marina Spreafico

Diretora de MKT e Vendas - Coffee.HUB & Coffeewriters.co

Copywriter especialista em funis e mercado americano. Atua desde 2020 exclusivamente com monetização de negócios digitais.

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