Coffeewriters

quem somos

LETTER 5# - TODO MUNDO ESTÁ ERRADO QUANDO DIZ QUE NPCs SÃO LOUCURA.

SE VOCÊ OLHAR PRO LADO CERTO, VAI FAZER MAIS DINHEIRO.

Alexia Dias

27 de setembro de 2023

Em 4 minutos ou menos você vai descobrir nessa carta: 

 

  1. O que os NPCs representam de verdade.
  2. O que isso significa de fato pra nós
  3. Como usar a nova percepção pra fazer mais dinheiro

 

Eu me envergonho em dizer isso, mas não uso Tiktok.

 

No Sábado estava almoçando com a Helena de Guide e o Marcelo Braggion e quase fui expulsa da mesa quando disse que não usava o Tiktok. 

 

O papo era o tal do NPC, as lives com “personagens não jogáveis”, que em poucas palavras são pessoas fazendo lives e reagindo a pagamentos que os espectadores fazem. 

 

Não parece bizarro, até que você veja uma. 



Bom. Eu, sem Tiktok, nem sabia que isso estava acontecendo. Mas o fato é: A molecada está fazendo dinheiro. 

 

E a bolha do digital está dizendo que é uma loucura, insanidade completa. 

 

Minha opinião? Se a gente estudasse mais e julgasse menos, certamente tudo faria muuuuuuito mais sentido. 

 

Eu não estou aqui pra cuspir que a molecada é louca de fazer uma live de uma hora, ficar repetindo gestos e com isso faturar R$50mil. Qualquer pessoa que fale que isso é loucura, me parece apenas um sentimento de porra, eu to aqui ralando fazendo mentoria e cursos e não consigo faturar R$50mil e essa galera se prestando ao ridículo consegue. 

 

Também não estou dizendo que eu faria. Estou dizendo que não me parece uma loucura. 

 

A bem verdade é que esse tipo de coisa nem deveria nos surpreender mais. 

 

Estamos pagando por esse tipo de entretenimento faz tempo. 

 

Há pouco, pagávamos para ver pessoas com deficiência se mostrarem nos circos (leia sobre isso aqui). 

 

Na Europa, escravizamos mulheres negras para que elas se exibissem em “espetáculos Freeky.” De uma forma tão horrenda e desumana que, em 2020, tentei assistir um filme sobre o assunto e, cara, não aguentei. Aqui está o trailer do filme, caso você se interesse em entender o tipo de cultura que nós gostávamos de consumir em 1800, e o como isso não é muito diferente hoje em dia. 

 

E agora, a gente paga por foto de pé. 

E você vem me dizer que NPC é loucura? 

 

NPC é o retrato. 

 

O Retrato de uma sociedade doente por: 

 

  1. Fazer dinheiro fácil 
  2. Vencer a solidão
  3. Se sentir no controle 

 

Fazer dinheiro fácil: 

 

Será que vale tudo pra ganhar dinheiro? Depende… O que é tudo? A lei do mercado é muito clara: existe a oferta e existe a demanda. Alguém disposto a vender e alguém disposto a pagar. 

 

A pergunta aqui é: o que leva essas pessoas a pagarem? E porque, para o NPC, o dinheiro vale a “humilhação?”

 

Lembrando que nós já nos humilhamos uns aos outros por dinheiro faz tempo, vide o serviço de homem placa. Cara, isso faz exatos zero sentido, e o homem placa vende apartamento pros outros, recebendo um valor bem baixo por isso. 

 

Bom, voltemos, antes que essa carta se torne uma grande revolta (mas se quiser entender porque o homem placa é um problema, artigo aqui). 

 

Vencer a Solidão: 

 

Me parece que todo mundo se sente tão sozinho que participar desse tipo de live é uma maneira de interagir com outras pessoas. Elas conversam no chat, comentam as reações, encontram pessoas que concordam com elas. 

 

Sim, em um nível extremamente superficial, mas é isso: os adolescentes tendem a preferir se reunir com amigos, para uma live de um NPC, muito mais do que dar um rolê no Shopping. O ambiente virtual se torna um ambiente de convívio pra vencer a solidão. 

 

E se você vende na internet, é interessante pensar sobre isso. Repito: O ambiente virtual se torna um ambiente de convívio pra vencer a solidão. 

 

Se sentir no controle: 

“Foda-se, esses idiotas me pagam pra eu repetir um gesto ou uma frase.” Eu posso apostar que isso passa pela cabeça desses NPCs. Por outro lado, quem paga tem a percepção imediata de “eu pago, ele faz”. 

 

É óbvio que estamos falando de um jogo em que uma pessoa acha que é superior e mais esperta, do que a outra. 

 

Agora, vamos pensar em como você pode olhar pra isso pra fazer dinheiro: 

 

  1. Se você está no mercado da renda extra ou qualquer tipo de ganho financeiro sua missão número 01 é mostrar que sua solução aproxima o lead do rápido e fácil. Pense: ele está sendo bombardeado com notícias de pessoas comuns fazendo dinheiro rápido. Tentar emplacar um Me dê 10 anos, na prática, não funciona. O dinheiro rápido serve pra vencer o problema de agora. Rápido, agora. 
  2. “Eu estou com você” é a regra pra qualquer produto, principalmente os que atendem mulheres. Nós somos seres muito sociáveis, gostamos do grupo. Os homens vão ao boteco mais lixo da cidade, pra conversar e beber cerveja barata com outros homens. Nós mulheres gostamos de ir fazer unha e fofocar com pessoas desconhecidas no salão. Mostrar que o seu produto ou serviço é também estar próximo ou dispor de um ambiente de proximidade com outras pessoas é muito importante. Pouquíssima gente vai preferir se trancar num quarto e estudar sozinho, em silêncio, sem trocar com ninguém. 
  3. A narrativa do Você está no controle, é uma narrativa sobre respirar. Seja seu próprio chefe. Decida como você trabalha. Escolha entre as opções do cardápio que você quiser. As pessoas passaram a vida inteira recebendo ordens. É um desejo quase que animal estar no controle. Mostre pra ele que você vai entregar liberdade e poder. Que seu produto vai colocar na mão dela a decisão. 

 

Bom, observar esses fenômenos da internet com olhos de quem estuda e não com olhos de quem julga vai te ajudar a entender muito melhor o seu público. De verdade, nada do que você está vendo é novidade. Nós estamos repetindo as mesmas dores e desejos há pelo menos um século. Pense sobre isso, e atinja camadas mais profundas do coração do cliente. 

 

Essa moda não deve durar. Logo chega outra. 

 

Até, 

 

Alexia Dias. 

ALEXIA DIAS

Diretora de MKT e Estratégia - Coffee.HUB & Coffeewriters.co

Copywriter especialista em Mercado Feminino. Atua desde 2017 no mercado digital e soma campanhas com resultados de múltiplos 8D ano.

Caso queira receber as COFFELATTERS quentinhas, inscreva-se:

Compartilhe esta COFFELETTER em suas redes sociais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp