Coffeewriters

quem somos

LETTER 4# - UMA FOFOCA QUE ESCAPOU DO EVENTO “FAMOSINHO” EM TRANCOSO

Essa fofoca, inclusive, já rodou outros masterminds pelo Brasil

Marina Spreafico

27 de setembro de 2023

Em 7 minutos ou menos você vai descobrir nessa carta: 

 

  1. Os 5 motivos pelos quais o mercado não consegue achar bons copywriters
  2. Como você, copywriter, pode ganhar com isso
  3. Uma forma de sair do roda dos ratos que virou o mercado digital óbvio

No fim de semana passado aconteceu em Trancoso um evento beeeem badalado do Marketing Digital. Sabe qual? Aquele da Bettina.

 

Eu não acompanhei muito, mas mesmo assim as fofocas chegaram até mim.

 

Um passarinho me contou algumas das ideias que escaparam do evento exclusivo mais midiaticamente compartilhado que eu já vi. E uma ideia em particular me chamou atenção. Já que eu já ouvi ela antes de outros players de outros masterminds do mercado:

 

“Está impossível encontrar bons copywriters.”

Essa frase sempre me faz sorrir. E vou dividir pela primeira vez o porquê.

 

Antes de continuar vou te dar um pouco de contexto. Eu tive a sorte de ter várias experiências profissionais, trabalhei em multinacional, gerenciei pessoas e trabalhei com marketing de várias formas diferentes antes de migrar para o digital.

 

Isso me ajudou a ter uma visão mais ampla de como empresas grandes, saudáveis e duradouras selecionam, contratam e retém talentos.

 

Por isso, essa história de que está difícil encontrar bons profissionais me parece uma grande bulsh*tagem… (me desculpe o vocabulário chulo, mas eu sou carioca e eu falo palavrão).

 

Eu particularmente penso muito sobre esse assunto, porque conheço excelentes copywriters, que geram muito resultado, mas que também falam que está impossível achar uma boa empresa pra se trabalhar.

 

Por isso, pra mim a conta não fecha.

 

Se tem bons copywriters disponíveis, como está impossível achar esses profissionais?

 

Eu acho… Que eu já tenho o meu vereditooo… (quem pegou, responde esse e-mail depois)

 

Então, amigo player… Eu separei aqui alguns motivos pelos quais você não consegue encontrar copywriters e eu acho quase impossível que seja porque ELES NÃO EXISTAM.

 

Vamos aos 5 motivos…

 

(Desculpem o sarcasmo… essa semana eu me encontro um pouco “ácida”.)

 

Motivo 1: Você paga mal

 

Essa é a mais comum… Na maior parte das vezes um bom copywriter já teve outras profissões, é graduado e já ganhou pelo menos o dobro disso. Só que com muito mais estabilidade e menos estresse. 

 

Quando foi que normalizamos pagar R$3k pra lidar com a pressão de lançamentos, vários experts ao mesmo tempo, Whatsapp ou Slack bombando no final de semana, CPL em horários malucos e vááários outros absurdos do digital? Eu acho loucura…

 

Gente, já vi copywriter receber ligação 1h da manhã de expert. Já vi expert colocar demanda 22h de Sábado pra entregar antes das 8h do Domingo. Certo, então você quer que o copywriter trabalhe de plantão 24h pra te socorrer feito médico, mas não quer pagar o valor do plantão? 

 

Profissionais bons custam caro. Pague bem ou ofereça outros benefícios…

 

Motivo 2: Você está procurando no lugar errado 

 

Essa não é tão evidente pra quem não tem a experiência em selecionar pessoas. Atrair bons talentos é igual a um funil de vendas. 

 

Se você capta o lead no lugar errado, com a copy errada, você vai atrair pessoas que não têm o perfil para conversão… 

 

Se você quer um profissional maduro, você precisa fazer mais do que colocar um anúncio de vaga no Linkedin ou anunciar nas suas redes sociais… 

 

Você também vai precisar ter uma Oferta que realmente valha a pena pra esse tipo de profissional. Se você não sabe o que oferecer pra atrair, converter e reter esse “cliente”, quer dizer que você não conhece nada sobre ele. 

 

Obs: Se o seu negócio está na fase de tração e crescimento, recomendo assistir esse ouro gratuito da CEO mais foda que eu conheço sobre como criar um funil de aquisição de talentos. Aperte aqui pra ver..

 

Motivo 3: Seu processo seletivo é uma b*sta, muito complexo, longo e bons profissionais têm outras propostas

 

Esse é um reflexo do amadorismo que o mercado digital vive. Pra se pouparem do trabalho de aprender a selecionar direito um candidato, as empresas criam processos longos que às vezes pedem dias de escrita. Eles criam os próprios Jogos Vorazes de Copy, na esperança que o candidato “resista” ao processo e que só os “vencedores” cheguem até o final.

 

Adivinha só? Copywriters realmente talentosos ficam com preguiça de se relacionar com a sua marca, porque sabem que podem conseguir outras propostas.

 

Sim… Achar pessoas qualificadas dá trabalho e leva tempo. Você achou que porque você é famoso, qualquer pessoa ia se matar pra trabalhar com você?

 

Motivo 4: Sua empresa é uma bagunça e não é um cenário fértil para o crescimento

 

A real é: nenhum profissional maduro quer arriscar anos de carreira em um lugar que pode implodir nos próximos anos. Uma empresa bagunçada não consegue projetar crescimento, não oferece bônus e não paga comissão… 

 

No mundo real, qualquer profissional bom pensa primeiro na própria carreira e não em quanto a sua empresa “tem o potencial de ficar bem grande um dia…”

 

Motivo 5: Bons copywriters entendem rápido que, pra ganhar dinheiro de verdade com copy, eles não precisam trabalhar SÓ como copy

 

O Copywriter é, antes de tudo, um gerador de demanda. Sabe quais empresas precisam gerar demanda? TODAS. 

 

Os copywriters mais ambiciosos percebem rápido que pra ganhar grana de verdade eles vão precisar construir negócios, firmar parcerias, propor sociedades ou apenas só se tornar muito bons em achar clientes que realmente valham o esforço.

 

É por isso que boa parte dos copywriters que eu conheço (que são muito bons, diga-se de passagem) não trabalham mais só como copywriter.  

 

Foi olhando pra isso, inclusive, que surgiu a Coffeewriters. 

Como você, copywriter, pode ganhar com isso?

 

A palavra é: autonomia… Se você deseja ganhar dinheiro de verdade com copy: 

 

👉 Você precisa entender que só saber copy não vai te garantir grana. Não é só sentar e escrever sozinho na quietude do seu quarto e magicamente alguém vai decidir te pagar uma comissão milionária. 

 

👉 Você precisa entender que o mercado é uma bagunça e que ainda estamos lidando com empresas bem amadoras. Ou seja, pra ganhar dinheiro e viver de copy, você tem que assumir as rédeas da sua própria carreira… Porque as pessoas lá fora não estão preocupadas com isso. 

 

Quanto mais cedo você assumir a autonomia pela sua carreira, mais dinheiro você vai ganhar no longo prazo.

 

👉 Você precisa começar a se posicionar como empresa, não tem como fugir. E eu não estou falando de contratar pessoas, eu estou falando de aprender a se gerir como um negócio. 

 

Ou seja, ter várias fontes de receita, saber medir que trabalhos valem o seu esforço e quais estão te fazendo perder tempo, saber atrair clientes para nunca ficar sem trabalho… Essas coisas de empresa.

 

👉 Você precisa se apropriar da crença de que você é bom… Copywriter, você estudou pacas pra se qualificar, certo? Você investiu em cursos caros e realmente aprendeu quase SOZINHO a profissão, certo? 

 

Entenda… Ser bom não quer dizer ser perfeito. Qualquer profissional erra. É assim que se aprende. Mas assuma o seu papel e sua responsabilidade como o vendedor mais importante de qualquer negócio. Eu tenho certeza que você é muito melhor do que imagina. E se por acaso você ainda for uma m*rda… Bom, todo mundo era uma merda quando começou.

 

👉 Você precisa pensar de forma contra-intuitiva. Pra fazer dinheiro com copy você precisa ser criativo. Afinal, como minha sócia Alexia Dias sempre diz “Você não é copywriter, você sabe copywriting.”

Nós estamos construindo algo diferente…

 

Agora, se você é um copywriter experiente e está cansado dessa roda de ratos que se tornou o mercado óbvio do digital, saiba que estamos construindo algo diferente…

 

Estamos procurando um tipo diferente de copywriter. Um copywriter contra intuitivo. Que não se contenta em ganhar 3 mil por mês para ser um digitador de palavras.

 

Esses copywriters não se contentam com pouco. São movidos pela vontade de crescer. Constroem negócios. Firmam sociedades. Desafiam ideias velhas e criam ideias novas.

 

Se você se identifica, então minha sócia, Alexia Dias, pode te ajudar a entender se você está no caminho certo para se tornar esse tipo raro de copywriter. 

 

Em uma Análise de carreira, ela vai te ajudar a entender quais os passos você precisa tomar para acelerar seus resultados e aumentar seus ganhos como copywriter.

 

Você não paga nada para participar do Análise e ainda sai de lá com um recorte do momento atual do mercado digital e um desenho dos novos caminhos que você pode seguir pra crescer como copywriter em tempo recorde.

 

Preencha com honestidade, porque nós selecionamos apenas quem tem realmente o perfil para tirar o melhor proveito da Análise.

 

Se você quer entender como ser muito bem pago pelo seu dom de pensar e persuadir.

 

Aplique para aAnálise de Carreira. 

 

Boa sorte,

 

Marina Spreafico

Marina Spreafico

Diretora de MKT e Vendas - Coffee.HUB & Coffeewriters.co

Copywriter especialista em funis e mercado americano. Atua desde 2020 exclusivamente com monetização de negócios digitais.

Caso queira receber as COFFELATTERS quentinhas, inscreva-se:

Compartilhe esta COFFELETTER em suas redes sociais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp